OFICIO Nº 1/2017
A.DIRECÇÃO/Lisboa, 22-07-17

O STARQ – Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia, perante a denúncia de situações de atrasos de salários e de atropelos aos direitos dos trabalhadores da empresa CRIVARQUE, vem, por este meio, sensibilizá-los para que sejam cumpridas as obrigações legais e laborais assumidas com os mesmos.

A situação de muitos trabalhadores actual ou anteriormente afectos à vossa empresa, alguns em situação irregular de prestação de serviços, é dramática: salários em atraso, baixos salários, más condições de trabalho e situações ilegítimas de pressão e tentativas de coacção.

A vossa entidade tem, alegadamente, assacado aos trabalhadores responsabilidades sobre prejuízos financeiros, que resultariam no encerramento da empresa, e tem recorrentemente falhado com vários pressupostos previstos na legislação, nomeadamente, a disponibilização dos meios logísticos necessários à boa execução dos trabalhos arqueológicos.

Todos estes sucessivos problemas, pressões e atitudes puseram em causa os profissionais, induzindo inúmeras dificuldades a título pessoal e financeiro.

A forma de superar esta dificuldade passa obrigatoriamente por uma atitude franca, de diálogo honesto, através do estabelecimento de um processo de cumprimento da lei e dos deveres para com os trabalhadores que, ao longo dos anos, têm servido a empresa com zelo e elevado sentido de responsabilidade profissional.

O STARQ, deste modo, para além de sensibilizar para os problemas dos vossos trabalhadores, assume-se como interlocutor, defendendo os seus direitos fundamentais.