O STARQ manifesta a sua solidariedade com o CENA.STE – Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos, que no dia 4 de Junho, organiza a Manifestação Nacional “Parados, nunca calados” em defesa dos direitos dos trabalhadores da Cultura onde, para além dos organizadores, marcarão também presença outras organizações do sector cultural.

Em resposta ao silêncio que tem emanado do Governo (Ministério da Cultura e Primeiro-Ministro) no que concerne ao Património Cultural e, mais particularmente, à Arqueologia, o STARQ tem vindo a intensificar a sua acção apontando medidas concretas que deverão ser implementadas com a maior brevidade.

Exigimos, assim, que:

– O Ministério da Cultura, governos regionais e autarquias apresentem medidas e apoios específicos para o património cultural.

– O Estado desenvolva um efectivo programa de investimento em Arqueologia, nas vertentes de investigação, conservação, valorização e divulgação.

– O Estado implemente um programa sustentado de combate à precariedade (falsos recibos verdes) nos sectores privado, empresarial e público.

– O Estado reactive o Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos, programa de apoio financeiro à investigação em Arqueologia, dirigido especialmente aos dados arqueológicos recolhidos em intervenções preventivas durante as últimas décadas, que permanecem por estudar e divulgar.

– O Estado, autarquias e demais entidades depositárias implementem programas de gestão, estudo, conservação e valorização do espólio arqueológico que vem sendo  apenas armazenado.

– O sistema científico e tecnológico nacional promova e financie programas de incentivo à investigação na área da Arqueologia.

– Seja desenvolvido um programa de incentivo à constituição de equipas municipais de Arqueologia.

Porque os profissionais de Arqueologia também são agentes de Cultura!