DIREITO DE RESPOSTA

 

O Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia (STARQ), fazendo uso do seu legítimo Direito de Resposta e Rectificação, vem clarificar algumas inverdades expostas no artigo «Crivarque nega situações de incumprimentos e atrasos salariais», publicado no Jornal Torrejano de 3 de Novembro de 2017:

A alegação de que o STARQ negligenciou a via do diálogo é falsa. O STARQ nunca negou o diálogo com a empresa em causa, tendo, desde Julho, por três vezes tomado a iniciativa, por escrito, de se dirigir à empresa.

A discrição em relação aos casos concretos denunciados é legítima, perante o direito dos denunciantes a manter a reserva e anonimato, nomeadamente porque em algumas das situações os lesados se encontram envolvidos em processos judiciais contra a referida empresa. Tal facto não pode menorizar as graves consequências pessoais e profissionais que resultam do reiterado incumprimento para com os mesmos, por parte da Crivarque. No entanto, refira-se que, neste momento, pelo menos quatro trabalhadores afectos a uma obra em Esmoriz e dois trabalhadores que desempenharam funções em Lisboa estão há meses à espera de receber os seus honorários.

É ainda muito grave a alegação que o Sindicato terá «outras motivações» que não a defesa dos trabalhadores de Arqueologia. Os membros da direcção são profissionais no activo, cumprem as funções no Sindicato sem nenhuma contrapartida e têm como única motivação a defesa dos trabalhadores de Arqueologia. Trabalhadores que vêem desempenhando a sua actividade, em geral, sem o mínimo de dignidade profissional e humana, exercendo funções de carácter permanente, enquadrados numa falsa situação de recibo verde, a que acresce, nalguns casos, o não cumprimento das obrigações remuneratórias.

Relembramos que os trabalhadores de Arqueologia são o garante da defesa, estudo e preservação do nosso Património Arqueológico, que a precariedade laboral coloca inquestionavelmente em risco.

Cumprimentos,

A Direcção

STARQ – Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia
Rua Jardim do Tabaco, 90, 2º Dto 1100 - 288 Lisboa E-mail: Este endereço de correio electrónico está protegido contra leitura por robôs. Necessita activar o JavaScript para o visualizar.
http://www.starq.info